quarta-feira, 8 de julho de 2009

Emagrecer

.
Soam todos os alarmes quando até a minha calça mais frouxa começa a ficar apertada (desespero!) e passa a ser uma questão de Vida ou Morte; vida - minha em meu lindo jeans e morte - das minhas células adiposas inconvenientes.

Quando estou muito nervosa eu como; quando eu tenho que estudar para provas dificílimas e fazer trabalhos dificílimos, o nervoso é tanto que o "escape" é a comida, para relaxar um pouco e obter a sensação prazerosa da endorfina (hormônio do prazer) de forma rápida. É o meu boicote (depois me sinto péssima quando me olho no espelho, mas, na hora nem penso direito "to nervosa e vou comer sim!").

Tenho uma bicicleta ergométrica em casa (na verdade ela estava abandonada a muito tempo, mas, resolvi voltar minha atenção para ela agora), ela vai servir de princípio e base para meu "programa" de emagrecimento, já qu
e eu não consigo acordar cedo para correr em uma praça que fica a uns dois quilômetros de casa (se fosse mais perto de casa, talvez eu tivesse mais ânimo, mas, pegar bike para correr longe é o ó!), o problema é que eu vou para a cidade da minha vó nessas férias (e só Deus sabe como eu preciso ir pra pra relaxar um pouco) e lá não tem ergométrica e é cheia de comida gostosa (comida de vó, sabe como é, puta tentação!).

Vou voltar a ler meus e-mails sobre emagrecimento (Que não abro a séculos!!! Quando comecei a recebe-los meu objetivo era chegar aos 54 kg e eu tinha 58kg, hoje tenho 64kg,
dez quilos a mais!!! Chegar aos 60kg tá de bom tamanho pra mim!), afinal é preciso ler alguma coisa sobre o assunto, a gente que já fez alguns regimes (eu nunca fiz nenhuma dieta maluca, mas, já fiz uns 3 regimes sérios) na vida acha que lembra os truques para emagrecer que a gente viu em um monte de revistas de dieta e saúde, mas a gente não lembra, acreditem nisso!! E eles são muito importantes para a eficácia do "plano", são como pérolas (preciosíssimos!!!).

Aqui vão alguns deles:


Pérola 1:


Não vale a pena fazer dietas malucas e ficar sem comer para emagrecer; as palavras de ordem são reeducação alimentar, ou seja, se alimentar de maneira equilibrada, sem exagerar em um tipo de comida e desfavorecer outro tipo de alimento, tudo na medida certa; de maneira equilibrada podemos comer um pouco de tudo e emagrecer, e ao chegar ao peso ideal manter esse peso, o que não costuma acontecer com dietas malucas.

Pérola 2:

Bom, quem engorda com facilidade costuma ter o metabolismo lento (é a culpa pode ser do maldito do metabolismo!), então para emagrecer precisamos dar uma ajuda para o dito cujo do metabolismo, e o ideal para isso é comer a cada 3 horas (assim o organismo tem tempo para digerir uma refeição e logo em seguida ja tem alimento para ele queimar denovo, acelerando o metabolismo e conseguinte favorecendo o emagrecimento), dessa maneira são recomendadas de 5 a 6 refeições por dia: café da manha, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite (sempre respeitando o intervalo de 3 horas entre uma refeição e outra), com refeicões com pequenas porções com o adjunto de frutas, verduras e legumes que contem fibras e ajudam no processo de emagrececimento.

Pérola 3:

Colocar no prato menos do que de costume, só o fundo do prato e não o prato inteiro (é bom colocar a salada antes dos outros alimentos para não cair em tentação e faltar espaço no prato injustamente pra salada), dessa maneira serve-se de maneira a saciar, a ser suficiente, evitando assim comer por gula: coloque no prato só 1 pedaço de frango ou lasanha (e não 2 ou mais), depois se julgar muuuito necessário sirva mais.

Pérola 4:

Lembre-se de mastigar devagar o alimento, dando tempo para o cérebro processar a informação de saciedade, portanto, evite comer logo após uma refeição quando dá aquela vontade louca de repetir, pois, isso pode ser somente uma demora da resposta de estou satisfeito! do cérebro o que nos leva a comer horrores!! Por isso segue a dica: para o bem do seu corpitcho espere 5 minutos antes de devorar outro prato, outro bombom, outra taça de sorvete..(eu sei que é difícil, mas lutem!! Lembrem-se da Pérola 1 "pode-se comer de tudo desde que seja com moderação", ixi, isso ficou parecendo propaganda de cerveja aprecie com moderação, mas, aprecie!), na maioria das vezes com 5 minutos de espera a vontade passa, o que confirma a teoria da saciedade.

Pérola 5:

Mesmo seguindo todas esses passos ainda precisamos de alguns truques, ninguém nos disse que isso seria fácil e realmente não é! Valem os truques de sempre ter uma maçã ou outra fruta pouco calórica para beliscar entre os intervalos de 3 horas entre as refeições quando a gente sentir muita fome ou após o jantar (período do dia em que a gente gasta menos energia, por isso é interessante comer coisas pouco calóricas após esse horário), outra dica é beber 2 copões de água quando der fome e ainda não for sua hora de comer e a última e mais eficaz é recitar o mantra "é em prol do meu belo corpo..." quando tiver que recusar uma delícia-bomba-calórica.

Bom mininas! Sorte pra mim e pras
gurias que estiverem no mesmo engajamento.

Bjo da
magra, tá da futura magra, nada como pensamento positivo, rsrs.

;)

3 comentários:

  1. Olá,

    Tem sorteio novo no blog. Vai lá....

    Beijos,

    Lizandra
    http://minademinas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Essas dicas, por mais pérolas que sejam, funcionam mesmo. Temos que ter muita força de vontade.
    Um beijo,
    Talita.

    ResponderExcluir